06

BRASIL BIOMASSA

EXPORTAÇÃO WOODCHIPS

Soluções para a área florestal para exportação com o desenvolvimento do departamento de oportunidades de negócios internacionais.   A Brasil Biomassa é uma empresa que produziu e exportou woodchips (cavaco limpo de pinus e eucalyptus para a produção de celulose) e efetuou operações de exportação no Brasil e no Chile. Com a experiência adquirida na exportação (pelo sistema de container em Santa Catarina e pelo sistema de navio graneleiro no Chile) está trabalhando para o desenvolvimento de novas operações  de negócios florestais e industriais visando o mercado internacional da China, Japão e na Coréia do Sul.

 

Recentemente estivemos na China proferindo uma palestra no 5th Asia-Pacific Biomass Energy WoodChips Pellets Exhibition e em reunião com as maiores indústrias de produção de celulose e mdf onde constatamos um crescente mercado internacional de consumo (exportação e importação) de woodchips e biomassa.

 

Vejamos os dados e as conclusões do congresso internacional:
Comércio Mundial de WoodChips e Biomassa 2016
O comércio mundial de woodchips de madeira dobrou desde 2000 com um crescimento anual de 5% á 10% no consumo mundial.
Volume Total de Exportação> 33,5 milhões toneladas métricas (BDMT)
Valor Total das Exportações> US $ 2,5 Bilhões
Consumo Global em 2015 de WoodChips para Celulose e MDF de 93%
Consumo Global em 2015 de Biomassa Geração de Energia de 7%.

 

Dados Global (exportação e importação coníferas) de WoodChips em 2015/16
Trinta e quatro países exportaram woodchips em total de 9,9 milhões ODMT
Os maiores exportadores são os Estados Unidos, Rússia, Canadá, Austrália e Nova Zelândia e Brasil
Os maiores importadores são o Japão, Finlândia, UE, China e Turquia
O Japão importou 46% do mercado mundial de woodchips
Austrália fornece 42% de chips para os mercados asiáticos, seguidos pelos EUA e Canadá
As importações da Turquia envolvem a utilização dos chips para MDF

 

Dados Global (exportação e importação hardwood-eucalyptus) de WoodChips em 2015/16
Trinta e oito países exportaram woodchips (hardwood) em total de 23,6 milhões ODMT
Os maiores exportadores são a Austrália, Chile, Vietnã/Indonésia, Congo, Uruguai/Brasil/Venezuela, Estados Unidos e Rússia
Os maiores importadores são o Japão, China, Coréia do Sul, Espanha, Noruega e Finlândia e Membros da União Européia.
As importações de chip da China cresceram 150 % em 2015
Mercado enfrenta uma escassez de produção de chips na Austrália
O Vietnã aumentou 55% a capacidade de produção de chips de madeira

 

A Brasil Biomassa participou na administração e exportação de woodchips em Concepción no Chile. Utilizando a logística de exportação de WoodChips pelo Porto de Puchoco e Coronel no Chile.Trabalhamos com um produto de qualidade premium dentro das normas internacionais e a exportação foi para o mercado asiático.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Brasil Biomassa é a primeira empresa privada nacional exportadora de woodchips (cavaco de madeira limpo e sem casca de pinus) em quantidade mensal de 5.000 ton/BDMT pelo sistema de exportação via container para atender o requerimento comercial internacional da Xiamen C&D Paper & Pulp Co.,Ltd.da China pelo Porto de Itajaí em Santa Catarina.  Desenvolvemos operações de exportação de woodchips de eucalyptus para a Coréia do Sul e de biomassa para geração de energia para a Europa.
Estamos trabalhando com os maiores players comerciais da Ásia para o desenvolvimento de operações de exportação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hoje representamos mais de vinte e cinco empresas florestais e produtores de biomassa e woodchips para o desenvolvimento de negócios na exportação, com a experiência técnica e documental e no estudo de mercado que facilitam aos players comerciais internacionais e investidores para implentar novas estratégias de negócios.

 

A Brasil Biomassa está desenvolvendo quatro operações de exportação de woodchips no Brasil.  Podemos utilizar todos os portos no Brasil para a exportação pelo sistema de container em qualquer quantidade de produto. Estamos trabalhando para a viabilidade de operações de exportação de woodchips para o mercado de celulose (eucalyptus) da China e Coréia do Sul e de mdf (pinus) para a Turquia e a Itália com o uso de navio graneleiro com a logística portuário no Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Sua empresa pode ser uma cliente da Brasil Biomassa na área de desenvolvimento de negócio na área de exportação. Podemos atuar na área consultiva e na administração e participação da operação internacional.

 

Na área consultiva oferecemos uma série de serviços (estudo da viabilidade de exportação de woodchips) na origem e em todos os pontos da cadeia de suprimento e de logística, inclusive nos pontos de importação e exportação com auxílio da trading company. E o nosso estudo de viabilidade leva em consideração um estudo da logística e as normas definidas para o setor, tornamos a comercialização de woodchips e biomassa menos contenciosas e passíveis de litígio. Os trabalhos a serem desenvolvidos pela Brasil Biomassa contempla:


• Avaliação de áreas florestais e da produção industrial, para definir o fornecimento de woodchips de qualidade internacional para o mercado de celulose e mdf.
• Estudos da cadeia de suprimento (qualificação do produto industrial), incluindo problemas como granulometria, armazenamento e processamento do produto industrial.
• Verificação da quantidade de entregas físicas dos produtores florestais e industriais (controles de entrada e saída) e de qualidade do produto final.
• Avaliação de condições do estoque e estimativas de volume para atender ao player comercial internacional
• Certificação do produto – woodchips em laboratório nacional e internacional e uma avaliação de qualidade de acordo com normas nacionais e internacionais, conforme exigido para a entrega do woodchips (fator qualidade).
• Avaliação de amostra do produto e a sua qualificação com os serviços de preparação de amostras, verificações do tamanho de cavacos, cascas, dos valores caloríficos líquidos (análises de cinzas, umidade, matéria volátil, valor calorífico bruto), da avaliação em laboratório de composição físico-química (teor de cloro, enxofre, nitrogênio, carbono, hidrogênio, oxigênio) e de metais   (arsênico, cádmio, cromo, cobre, chumbo, mercúrio, níquel, vanádio, zinco).

 

Os fornecedores qualificados devem firmar um contrato de venda para a Trading/Brasil Biomassa da sua produção industrial para a garantia da operação comercia. Ainda aos nossos clientes prestamos os serviços (com apoio da empresa de logística, prestadores de serviços na área aduaneira e da trading company) para:
1.) Serviço de recepção e pesagem dos caminhões com o produto.
2.) Armazenamento (exportação em quantidade industrial e a exportação a granel) do woodchips em uma área coberta em cima (secagem natural do produto).
3.) Coleta (exportação pelo sistema de container) pela empresa de logística em exportação container vazio junto ao terminal e o trabalho de  estufagem dentro do padrão de qualidade designado pelos contratantes (40 FCL – 25 TM) dentro da área de armazenamento.
4.) Serviço de estufagem (exportação pelo sistema de container) do woodchips no container com compactação do produto para aumentar a densidade do woodchips.
5.) Transporte da área de armazenagem ate a área do terminal retro-portuário.
6.) Conferência dos containeres a serem embarcados junto ao terminal.
7.) Relatório de avarias e acompanhamento com relatórios semanais sob o material coletado e armazenado junto ao terminal;
8.) Arquivo de fotos e filmagem da estufagem dos containers para o acompanhamento a empresa e do comprador internacional.
9.) A trading parceira da Brasil Biomassa vai atuar com os prestadores de serviços designados e contratados para a fase documental da operação de exportação de woodchips: Emissão de Registro de Exportação junto ao Siscomex. Emissão do DRAFT (copia do BL) para ser entregue ao agente marítimo. Liberação junto a Receita Federal do total de container a serem embarcados. Acompanhamento junto a operação caso ocorra qualquer tipo de imprevisto liberados para o embarque.
10.) Trabalho do despachante aduaneiro e prestadores de serviços e nos serviços próprios ou contratado para o trabalho de tratamento fito sanitário, laudos e Certificação SGS, Certificado de origem, Conhecimento de Embarque, BL, Declaração de Despacho de Exportação, Registro de Exportação, Registro de Venda, Comissão e Certificado de Fumigação.  Tramites de documentação junto a quaisquer órgãos intervenientes (DECEX, MAPA, IBAMA, DPF, DTIC). Envio e distribuição de documentos nos portos de destino, importadores e despachantes estrangeiros. Consolidação e Desconsolidação de Carga. Acompanhamento da Carga e Transportes de cargas. Pagamento de todas as taxas da operação junto a área de armazenagem, transporte; despesas no terminal retro-portuário, THC, liberação de BL,  taxas portuárias com o envio de uma prestação de contas e as notas para as empresas contratantes.

 

A trading company pode atuar como operadora financeira da exportação de woodchips com antecipação de recebíveis e de operação com aval da carta de crédito para a viabilidade da operação comercial. Seja um cliente na área de desenvolvimento de negócios de exportação de woodchips da Brasil Biomassa. Como diferencial, a Brasil Biomassa apresenta um leque diversificado de clientes internacionais para a exportação da sua produção industrial. Nossa experiência se consolida desde a produção industrial com a qualidade internacional, profundo conhecimento na área documental e logística de exportação, que se consolida na viabilidade econômica para a produção e exportação. Entre os principais serviços prestados pela Brasil Biomassa destacam-se a análise de opções para melhorar o desenvolvimento industrial, elaboração de estudos de viabilidade para a operação de exportação, qualificação do produto final e a logística adequada de exportação e estudos estratégicos e de mercado de consumo internacional com os players para aquisição da produção industrial, entre outros aspectos fundamentais ao sucesso do empreendimento industrial.

EXPORTAÇÃO

Av. Cândido Hartmann 570 24-243| Curitiba  PR| diretoria@brasilbiomassa.com.br | Tel:41-33352284 | Cel:41 9 96473481

© 2023 by BRASIL BIOMASSA E ENERGIA RENOVÁVEL

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Twitter Icon
  • White Vimeo Icon