top of page
BRASIL BIOMASSA
MERCADO PRODUTOR E CONSUMIDOR DE PELLETS NO BRASIL PODEM GERAR MAIS DE 3,5 BILHÕES DE INVESTIMENTOS E MAIS DE 10.000 EMPREGOS SUSTENTÁVEIS
A perspectiva é que nos próximos cinco anos a demanda mundial por pellets de biomassa salte das 238 milhões de toneladas comercializadas hoje para aproximadamente 80 milhões. A AEBIOM tem uma avaliação geométrica de uso de pellets entre 50 e 80 milhões de toneladas em 2025.
O Brasil guarda importantes vantagens comparativas para a produção em grande escala dessa nova commodity, por contar com considerável excedente de florestas plantadas em condições de corte nos Estados de Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, por obter elevados níveis de produtividade no cultivo florestal.
SE TODA A BIOMASSA DISPONÍVEL O EXTRATIVISMO FOSSE CONVERTIDA NA PRODUÇÃO DE PELLETS TERÍAMOS UMA PRODUÇÃO ANUAL DE SETE MILHÕES DE TONELADAS DE PELLETS GERANDO UMA RECEITA ANUAL DE 1,47 BILHÕES DE EUROS AO BRASIL E OS PRODUTORES INDUSTRIAIS.
SE TODA A BIOMASSA DISPONÍVEL DA SILVICULTURA FOSSE CONVERTIDA NA PRODUÇÃO DE PELLETS TERÍAMOS UMA PRODUÇÃO ANUAL DE DEZESETE MILHÕES DE TONELADAS DE PELLETS GERANDO UMA RECEITA ANUAL DE 3,57 BILHÕES DE EUROS AO BRASIL E OS PRODUTORES INDUSTRIAIS.
A maior empresa do setor de avicultura no Brasil mudou a matriz energética de consumo de lenha (altamente emissora GEE e com teor de umidade e baixo poder calorífico) e o gás natural (aumento constante de preços e combustível não renovável) por pellets.
Para que possam avaliar do potencial do mercado de consumo de pellets para aquecimento de aviários, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) existem mais de 130 mil pequenos aviários no Brasil e quase 70 mil de médios aviários. Estamos falando de mais de 3.000.000 ton./ano de pellets movimentando mais de 1,5 bilhões de reais para as empresas produtoras de pellets. No Brasil, hoje um produto de qualidade está sendo comercializado entre R$ 1.050,00 á R$ 1.250,00 a tonelada.
bottom of page