10

BRASIL BIOMASSA

TECNOLOGIA CANA ENERGIA

Soluções na área de projetos de aproveitamento da biomassa da cana energia  para a produção de pellets.  A Brasil Biomassa já desenvolveu com sucesso projetos e estudos de viabilidade no aproveitamento e o uso da cana energia para o processamento de pellets.  A Brasil Biomassa foi contratada para o desenvolvimento do maior projeto mundial de pellets da cana energia.
 

Estamos implantando para a IKOS Internacional uma unidade industrial de pellets da cana energia com a produção anual de 1.600.000 mt/ano onde a instalação compõem uma unidade de armazenamento de matéria-prima e duas instalações industriais (primeira de moagem e secagem industrial  e uma segunda para o processo de peletização e resfriamento de pellets).  A unidade pode comportar dois sistema de geração de energia térmica (três fornalhas e três secadores industriais) e um sistema de co-geração de energia, três linhas especiais para o processamento, moagem e trituração industrial (com cinco moinho martelos em cada linha) para alcançar uma granulometria para o processo de peletização (seis peletizadoras industriais) ao sistema de resfriamento industrial (seis resfriadores contra-fluxo) sendo transportados para o silo de armazenamento de matéria-prima pronta.
 

A planta industrial de pellets vai operar ininterruptamente, requerendo um contínuo abastecimento de biomassa para a geração de energia térmica e de biomassa energética para o processo industrial.  A unidade vai operar 8.760 horas/ano para produção de pellets.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Melhoramento Genético Produção Cana Energia. É possível realizar o melhoramento genético para a produção de híbridos destinados à produção de biomassa moderna. A população de híbridos de cana-energia apresenta diferenças morfológicas significativas em relação a híbridos tradicionais de cana-de-açúcar, e o estudo dos componentes de produção demonstraram que a rigor estes materiais apresentam altos teores percentuais de fibra, baixos teores de açúcar nos colmos e grande número de perfilhos por metro linear;
 

Entre os híbridos de cana-energia são  superiores em produção de bitomassa e de massa seca por área, chegando a produzir acima de 1,5 vezes mais massa seca na fase de soqueira quando comparados à cana-de-açúcar tradicional e à outras fontes de matéria prima para a produção de bioenergia tais como o capim-elefante e o eucalipto, apresentando fortes indícios de que esta cultura talvez seja a mais indicada para ao desenvolvimento de novos projetos agroindustriais voltados para a produção de bioenergia através da utilização de biomassa moderna;
 

Os custos de produção de massa seca obtidos na matriz idealizada demonstram que a cana-energia, devido ao seu alto potencial de produção (média de 45,9 t.m.s.ha-1 – melhor material em segundo corte média de 64 t.m.s.ha-1) tem boas chances de se tornar a matéria prima de mais baixo custo para a produção de bioenergia;
 

Existe grande quantidade de área disponível para a expansão de culturas agroenergéticas no território brasileiro e onde não haveria concorrência direta com as áreas destinadas à produção de alimentos, ou que seja necessário destruir áreas de biomas protegidos.
Pellets Cana Energia. Ao decidir pela produção de pellets da cana energia estamos optando em  desenvolver um produto de origem renovável, denominado de carbono zero e ecologicamente correto.   O pellets da cana energia é uma fonte de energia renovável, limpa e eficiente, resultando em um combustível sólido, permitindo uma combustão com pouca fumaça, e liberando menos monóxido e dióxido de carbono do que qualquer combustível fóssil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eficiência técnica e industrial. O pellets da cana energia é uma forma mecanicamente estável com  com homogeneidade na granulometria, maior densidade, de baixa umidade (regularizam e melhoram a eficiência na sua queima) e elevado poder calorífico (são menos higroscópicos e muito mais resistentes ao apodrecimento ou à fermentação.

 

O pellets da cana energia pode ser transportado com maior eficiência (cargas são limitadas por peso a não por volume, utilizando-se a capacidade integral dos meios de transporte) usando sistemas existentes, tais como transportadores em parafuso ou equipamento de sucção (diminui o custo de transporte e de armazenamento pela elevada densidade do produto final) .
 

Pellets como carbono neutro. A cana remove o dióxido de carbono (CO2) da atmosfera e armazenam-no sob a forma de compostos orgânicos enquanto crescem, através do processo da fotossíntese.  Neste processo a luz, a água, os sais minerais do solo e o CO2, são utilizados como matérias-primas.
 

Parte deste composto (inclusive do processo industrial) podem ser beneficiados pelo sistema de compactação residual ou peletização na transformação de um combustível renovado como o pellets da cana energia. A queima de pellets da cana energia em processos industriais (caldeira para geração de energia térmica), para a produção de energia, devolve à atmosfera o CO2 retido. O crescimento de novas plantas da cana mantém o ciclo do carbono atmosférico em equilíbrio, através da reabsorção deste CO2. 


Este ciclo de carbono “zero” ou neutro pode ser repetido indefinidamente, desde que a biomassa da cana seja regenerada nos próximos ciclos, colhida para utilização e pelo processo.  A gestão sustentável das fontes de biomassa da cana energia e na produção de pellets é de extrema importância para garantir que o ciclo do carbono não seja interrompido. Mesmo com o processo de produção industrial de pellets da cana energia (baixa emissão de CO2), o balanço global do CO2 neste sistema é menos negativo do que o balanço de CO2 num sistema de produção de energia a partir de um combustível fóssil, como, por exemplo, o carvão. Os combustíveis fósseis, tais como o gás, o petróleo e o carvão, não são considerados neutros em carbono, visto que libertam o CO2 que foi armazenado durante milhões de anos e não possuem qualquer capacidade de armazenamento ou seqüestro de carbono.

CANA ENERGIA BIOPELLETS

Av. Cândido Hartmann 570 24-243| Curitiba  PR| diretoria@brasilbiomassa.com.br | Tel:41-33352284 | Cel:41 9 96473481

© 2023 by BRASIL BIOMASSA E ENERGIA RENOVÁVEL

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Twitter Icon
  • White Vimeo Icon