03

BRASIL BIOMASSA

MAPEAMENTO FLORESTAL

Soluções área florestal e industrial com estudo de mapeamento florestal e industrial e de geoprocessamento.. Desenvolvemos uma série de atividades de mapeamento de biomassa florestal e industrial para o desenvolvimento de projetos de co-geração de energia e para a produção de pellets em Santa Catarina. 


Realizamos um mapeamento de disponibilidade dos resíduos de biomassa florestal e industrial, bem como avaliamos a qualidade energética (análises de cada tipo de biomassa e em função do teor de umidade, teor de cinza, poder calorífico superior e líquido) deste combustível.  Foram utilizados os dados do controle de qualidade mensal das propriedades energéticas da biomassa usada na geração de energia. 

 

No entanto, o uso da biomassa depende de uma avaliação criteriosa da quantidade disponível e de sua qualidade, além da verificação das questões de mercado que determinam outros usos concorrentes, da tecnologia disponível para o uso da mesma na geração de energia, entre outros fatores técnicos, econômicos, sociais e ambientais.


Estes resíduos se apresentaram em diferentes formas e tamanhos: serragem recém-gerada (proveniente do corte das toras nas serras de desdobro primário); cavaco (proveniente da conversão de outros tipos de resíduos como costaneiras, refilos e destopos) e casca (oriundado descascamento de toras utilizadas em serrarias, laminadoras e fábricas de celulose e papel) seca quando oriundos da transformação secundária da madeira (fábricas de painéis, móveis, construção civil). 

 

Além dos resíduos industriais, ainda foram analisados o cavaco florestal (produzido a partir de operações florestais como desbastes e corte raso); serragem de passivo ambiental (biomassa de depósitos com aproximadamente 10 anos de estocagem a céu aberto, feitos pelas indústrias ao longo do período de funcionamento das unidades fabris). Também serviu como parâmetro para a análise do rendimento da planta e do fator de conversão baseado na relação MW de energia elétrica gerada/biomassa que entra no sistema de geração de energia.


O trabalho da Brasil Biomassa vem se diversificando com o estudo desenvolvido para a Thyssen Kroupp Brasil e Alemanha com o mapeamento do potencial de biomassa no Brasil para o desenvolvimento de negócios e projetos na área de torrefação de biomassa e do estudo técnico de geoprocessamento e de mapeamento do potencial de biomassa no Estado do Pará para a implantação de negócios sustentáveis e o mapeamento do potencial de biomassa florestal e industrial no Estado de São Paulo para o Grupo Granbio Bioenergia, Biocelere Agroindustrial e Biovertis Produção Agrícola visando os locais com maior potencial para a implantação de uma unidade de geração de energia.
 

MAPEAMENTO FLORESTAL

BRASIL BIOMASSA E ENERGIA RENOVÁVEL

Av. Cândido Hartmann 570 24-243| Curitiba  PR| diretoria@brasilbiomassa.com.br | Tel:41-33352284 | Cel:41 9 96473481

© 2023 by BRASIL BIOMASSA E ENERGIA RENOVÁVEL

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Twitter Icon
  • White Vimeo Icon