02

BRASIL BIOMASSA

BIOPARQUE BIOMASSA

Soluções na área florestal e industrial com o desenvolvimento de projetos de bioparque de biomassa para fins energético.
A Brasil Biomassa  tem desenvolvido nos últimos anos trabalhos e projetos sobre o aproveitamento de resíduos florestais e industriais para fins energéticos. 


Trabalhamos com projetos de aumento da eficiência na conversão de madeira lenhosa e utilização de resíduos de fontes sustentáveis; otimização de atividades florestais; demonstração da viabilidade de implantação de unidades de produção de briquetes e pellets.  Bem como de projetos detalhados de gerenciamento da implantação de unidade de geração a vapor com o uso da biomassa e de engenharia e gerenciamento para implantação dos bioparques de biomassa florestal e industrial para o processamento e a venda de energia.  Para o aproveitamento sustentável dos resíduos para a geração de energia ou para uma industrialização sugerimos a implantação dos Bioparque ou Centro de Recolhimento e de Processamento de Resíduos Florestais e Industriais.    Na cadeia de aproveitamento da biomassa florestal temos três fases distintas. 


1. Recolhimento dos Resíduos na Unidade Florestal e o Processamento  por Cavaqueamento Industrial. 
2. Sistema adequado de Transporte dos Resíduos Florestais ou da Biomassa Industrial. 
3. Sistema de aproveitamento e de utilização dos resíduos florestais e industriais para o processo de co-geração de energia ou processamento industrial de pellets e briquetes.

 

Esquematicamente a exploração florestal até o processamento no bioparque biomassa inclui as seguintes operações:
Recolhimento e Transporte de biomassa nas áreas florestais sem pré-processamento. Este método consiste em recolher e efetuar o transporte da biomassa residual sem que esta venha em passar por nenhum processo de picagem ou trituração industrial, mas somente é aconselhável em distância muito reduzidas (10 a 15 km), entre a floresta e os centros de processamento.


Bioparque Biomassa Florestal e Industrial tem por objetivo de ser uma fonte geradora de matéria-prima para o processamento de geração de energia (co-geração de energia, processo térmico) e para ser um pólo de desenvolvimento de negócios industriais sustentáveis como o bio combustível sólido, a biomassa florestal para geração de energia, woodchips e briquete e pellets.


Processamento da biomassa na unidade florestal.  Esta operação é realizada junto a unidade florestal utilizando o picador industrial. A biomassa é transportada para os bioparques ou centro de processamento na forma de cavaco de madeira ou woodchips, o que traz grandes vantagens em relação ao transporte da biomassa em bruto. Sendo a baixa densidade uma das principais características da biomassa, o seu transporte só será viável se distância entre o local de recolhimento e a central de processamento for relativamente pequena.


Carregamento e Transporte. Nesta fase, o material acumulado é colocado em veículos de transporte, para ser conduzido ao seu destino final. A grande diferença entre a cadeia de aproveitamento da madeira comercial e dos resíduos florestais está na inclusão de uma operação de tratamento.


Parque de Pré-Tratamento. Nestes parques, a biomassa chega em estado bruto e sofre uma transformação que vai de acordo com a necessidade das características do material na fase posterior de utilização.


Enfardamento da biomassa. Este método é usado com recurso a enfardadeiras. Este equipamento permite efetuar o recolhimento dos resíduos florestais e tem por princípio a compactação dos materiais em fardos, podendo desta forma otimizar o armazenamento e o transporte. 


A logística do transporte dos fardos é um sistema semelhante ao utilizado no transporte da madeira. Os caminhões são os mesmos e são carregados da mesma forma.


A expertise da Brasil Biomassa na elaboração desses projetos a qualifica a avaliar e viabilizar a utilização dos resíduos florestais e industriais para fins energéticos, considerando toda a cadeia produtiva, bem como a quantificação dos resíduos gerados, aspectos técnicos, econômicos e ambientais e para a viabilidade no desenvolvimento de um negócio sustentável.     As atividades da Brasil Biomassa incluem os serviços especializados em estudos de viabilidade técnica e econômica, do plano estrutural de negócios e do planejamento estratégico para a implantação de uma unidade industrial de co-geração de energia com o uso da biomassa.  

 

No ano de 2010 a Brasil Biomassa desenvolveu um Centro de Processamento e Recolhimento de Biomassa Florestal e Industrial no Rio Grande do Sul.
 

BIOPARQUE BIOMASSA

BRASIL BIOMASSA E ENERGIA RENOVÁVEL

Av. Cândido Hartmann 570 24-243| Curitiba  PR| diretoria@brasilbiomassa.com.br | Tel:41-33352284 | Cel:41 9 96473481

© 2023 by BRASIL BIOMASSA E ENERGIA RENOVÁVEL

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Twitter Icon
  • White Vimeo Icon